Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Emissoes de Carbono

 

Um dos pontos mais sensíveis quando falamos do meio ambiente terá certamente a ver com as emissões de carbono, ou Carbon offset” – tem sido um tema quase diário em Inglaterra, com o alargamento do Aeroporto de Heathrow , que é já o maior da Europa , ate ao facto de os ingleses serem, para alem dos alemães o povo que mais voa na Europa (afinal o tempo não e tão agradável por aqui e a malta também tem direito a férias...).

 

Apesar me considerar ecologista e de me preocupar com o meio ambiente discordo das vozes mais radicais que afirma que não deveríamos voar nunca. Concordo que existem milhares de viagens que poderiam ser evitadas – aliás, se assim não fosse eu estaria no desemprego, uma vez que o meu trabalho está directamente relacionado com isso.

 

Ao mesmo tempo a nível lúdico podemos ainda assim fazer escolhas que poderão ainda assim fazer uma diferença. De novo baby steps ” – basta que escolhamos companhias que tenham programas para compensar o meio ambiente – que ajudem organizações ambientalistas e que tenham frotas relativamente recentes.

 

Por vezes nem são as grandes companhias de aviação que tem programas do género...  a Easyjet por exemplo dá a opção a quem reservar bilhetes com a empresa de “pagar” o nosso consumo de Co2 – este custo não é um custo acrescido ao voo, nem é dinheiro entregue à companhia de aviação... mas é dinheiro entregue directamente a organizações que organizam programas ambientais como reflorestação, investimentos em energias renováveis etc.

 

Caso não utilizem a Easyjet ” por questões de conveniência (apesar de ate começarem a voar para alguns destinos interessantes de Lisboa) podem sempre reservar os vossos voos com as companhias de aviação habituais e calcular e pagar as vossas emissões aqui, este site www.carbonfootprint.com é bastante interessante e oferece um numero de sugestões de como podemos viver mais em sintonia com o meio ambiente. Este site é Inglês... mas ultrapassando o obstaculo linguístico vale a pena a visita.

 

Parece que cada vez que escrevo um post falo de dinheiro... neste caso falamos literalmente de quantias muito reduzidas... fui a Budapeste no fim de semana passado e custou para duas pessoas nem €10 extra (Londres Gatwick – Budapeste), que são canalizados para processos ambientais – Não custa muito e vale a pena...

 

Por isso PASSEM A PALAVRA...

Isto é...: Bem comigo mesmo...
Autor gomesh às 09:01

Link | Diz de tua justiça | Gostei...
1 comentário:
De sopro-do-coracao a 8 de Março de 2008 às 22:38
Se há viagens que podemos evitar, outras há que fazem muita falta.

Eu, assim de repente, consigo-me lembrar de uma


Diz de tua justiça

Euzinho

Interessante...

Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Novidades

A "Eco moda"

Compostagem

Restos do Natal

Green Fashion

12 months review...

Inicitativas Verdes - Que...

Carros verdes

Tintas e Vernizes

Emissoes de Carbono

Afinal até é fácil ser “V...

subscrever feeds

tags

todas as tags