Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

Carros verdes

Tenho uma paixão por carros e por conduzi-los! Assumo-o de imediato, e como até trabalhei na industria automóvel (trabalhei em parceria com a Land Rover e com a defunta MG/Rover) até à cerca de 3 anos até conheço um bocadinho sobre o assunto e tive a oportunidade de experimentar alguns carros interessantes.

 

Uma das preocupações naturais seria de imediato que tipo de carro ter, e como o utilizar sem aumentar demasiado as emissões de carbono anuais de cada um! Cada pessoa tem gostos ou necessidades diferentes, e claro por vezes temos de encontrar um compromisso...

 

Se utilizamos um carro com bastante frequência,  e em circuitos urbanos poderão escolher algumas das seguintes opções :

 

·         Um carro pequeno, utilitário (a não ser que tenhamos um exército de miúdos ) – nessas situações – se forem abastados um carro híbrido pode ser a opção – não é um carro barato, e por exemplo em Auto-Estrada até nem é mais económico que um Diesel ou mesmo alguns carros a gasolina.

·         Caso necessitem de um carro familiar, e tenham o orçamento para isso um carro a diesel será a melhor opção – uma vez que hoje em dia têm as emissões mais baixas no mercado.

·         Uma “Scooter” pode ser uma solução económica e ecológica..

 

Ao mesmo tempo deveremos também pensar se precisamos mesmo de utilizar um carro constantemente, e a meu ver a não ser que morem num sitio muito remoto provavelmente os transportes públicos poderão ser uma solução... (e nem reclamem dos transportes públicos ... se vivem em Lisboa ou Porto acreditem que a rede de transportes Públicos é melhor (e muito mais barata! – mesmo comparando salários) do que em Londres.

 

Claro que estamos a falar de um carro... é algo caro e as soluções ecológicas não estão ao alcance de todos nós (eu que o diga)! Mas Podemos sempre fazer algo na mesma.

 

No meu caso eu não utilizo o meu carro para trabalhar ou para ir trabalhar. O comboio serve-me perfeitamente... como também não faço grandes compras em supermercados (Carne e legumes são-me entregues à porta vindas das quintas na região) – só uso mesmo o carro para lazer, e regra geral para viagens grandes, em Auto-estrada (um cruiser na realidade) – faço em média cerca de 6500 KM por ano, 90% destes em Auto-Estradas.

 

Assim sendo até comprei um carro razoavelmente grande, com consumos razoáveis em Auto-estrada, como nem sou rico, nem faço muitos Kms é a gasolina. Mas, apesar de tudo isto ainda existem pequenas atitude que podemos, e devemos tomar de forma que o carro possa ser mais amigo do ambiente:

 

  • Cuidem do carro com respeito:

1.       Façam pelo menos uma revisão “como deve de ser” todos os 10000 KM ou cada 12 meses (o que acontecer primeiro);

2.       Reabasteçam o gás do ar condicionado todos os dois anos, e substituam os filtros do AC todos os quatro anos;

3.       Verifiquem frequentemente a pressão dos pneus;

4.       Cuidem do carro com respeito:

 

·         Conduzam com cabeça tronco e membros!

1.       Evitem acelaraçoes desnecessárias;

2.       Travem apenas quando necessário;

3.       Evitem excessos de velocidade;

4.       Acima de tudo usem o carro apenas quando realmente não tenham outra opção.

 

De novo não necessitam de se endividar até onde não podem para ter um “carro verde”, se opdem comprar um, muito bem, melhor! Se não, voltamos de novo aquela frase... “baby steps”, ou como diríamos “grão a grão enche a galinha o papo”... Se todos fizermos um esforço, e o transito desnecessário for retirado das estradas e todos conduzirmos de uma forma mais cívica de certeza que faria uma grande diferença...

 

Por isso...

 

PASSEM A PALAVRA...

Autor gomesh às 15:16

Link | Diz de tua justiça | Gostei...
|
2 comentários:
De Miss Bradshaw a 25 de Abril de 2008 às 19:25
bem devo confessar k tenho um Rover com 18 anos!!

logo....sou uma puliodora com cadastro =s
mas a cavalo dado n se olha a dente e cada x mais gosto do meu carro!

as xs sou um bocadinho comodista...mas é so plo facto de k nunca consigo xegar a horas a lado nenhum! logo,ha que ir de carro! =x

*
De gomesh a 25 de Abril de 2008 às 19:30
Como referi no meu comentario no teu blog... baby steps... mas ainda assim precisamos de tomar uma atitude mais positiva e deixar e ser demasiado comodistas

Alias se tens um Rover com 18 anos provavelmente pouparias dinheiro em combustivel...

Diz de tua justiça

Ora deixa ver...

Google
 

Euzinho

Anuncios Google

Interessante...

Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A ter em conta...

Novidades

A "Eco moda"

Compostagem

Restos do Natal

Green Fashion

12 months review...

Inicitativas Verdes - Que...

Carros verdes

Tintas e Vernizes

Emissoes de Carbono

Afinal até é fácil ser “V...

Visitas

Free Counters
Search Engine Marketing

Ecologistas online:

online

subscrever feeds

tags

todas as tags